Headhunter, Job-Hunter ou Recolocação: qual é a diferença?

26/04/2017

Vejo muitos profissionais buscando por Headhunters, mas na verdade o que procuram é alguém para ajudá-los com a recolocação profissional.

Há diferenças bem distintas entre HeadHunter e Job-Hunter.

Traduzindo a pé da letra: Head = cabeça, Hunter = Caçador ou Caçador de Talentos. Headhunters buscam profissionais para as empresas contratantes (as donas das vagas). Geralmente, são as consultorias de RH que atuam com recrutamento e seleção ou profissionais autônomos que buscam outros profissionais para fechar as vagas que têm em aberto (do seu cliente). "Hunting" é um termo que ficou um pouco banalizado de uns tempos para cá, mas no início, era a busca de profissionais com um perfil específico (uma caçada ao talento), buscando-os até em empresas concorrentes e tirando-os de lá. Profissionais que nem tinham seu CV nas redes e muitos até, nem curriculum tinham.

Job = (Trabalho/vaga) , Hunter (Caçador) ou Caçador de Vagas. Esse profissional trabalha com recolocação profissional ou Outplacement. Ele atende à profissionais que buscam recolocação no mercado e prestam esse serviço consultivo, que inclui também a busca de vagas no perfil ou JOB-HUNTING. Mas há várias outras etapas distintas no processo, como revisão do CV, treinamento para entrevistas, feedback, aumento de networking através das redes sociais, dentre outras ações, com o objetivo de alcançar os resultados esperados, e com relatórios de acompanhamento.

Claudia Sanches

Consultora de RH e Coach de Carreira - www.claudiasanchescoach.com