Pergunta de Entrevista: Quais são seus pontos de melhoria?

09/04/2017

  • Quando o recrutador pergunta ao candidato "quais são seus pontos de melhoria"? Alguns candidatos encontram-se em uma "saia justa". Não sabem se respondem com sinceridade sobre o que precisam melhorar em seu perfil ou se dão respostas-clichês amplamente divulgadas na internet : sou "perfeccionista", pensando que isso vai contar pontos a seu favor. Não vai!

Ser sincero e demonstrar auto-conhecimento, demonstra que você sabe o que precisa melhorar, e que você é um profissional que está em busca de desenvolvimento pessoal e profissional e aberto ao aprendizado!

Portanto, você pode dizer que precisa melhorar competências comportamentais ou competências profissionais como: "preciso ser um pouco mais organizado" ou "sou exigente e quero ser menos exigente com outras pessoas" ou "quero aprender Inglês, porque acho que irá alavancar minha carreira"....  Há tantas coisas que podem ser ditas, sem te comprometer ou passar uma imagem negativa. Basta que você se prepare antes da entrevista e dedique um tempinho para pensar nisso. Será muito fácil!

O que NÃO PODE ser dito, são coisas do tipo: "Sou desorganizado e preguiçoso" ou ainda, "não gosto muito de criar novos relacionamentos no trabalho", "prefiro trabalhar sozinho que em equipe" .

Empresas buscam profissionais que criam relacionamentos, que são colaborativos, trabalham bem em equipe,  produtivos, que buscam se desenvolver, estão abertos à mudanças, são flexíveis, dentre outras características.

Portanto, a dica é : pense, reflita antes da entrevista, e seja sincero, sem comprometer sua imagem e sem colocar em risco sua chance de emprego!

Claudia Sanches

Consultora de RH e Coach de Carreira

09/04/17