Comunicação Assertiva x Agressiva

COMUNICAÇÃO ASSERTIVA X AGRESSIVA A primeira habilidade para ter uma boa comunicação, é saber OUVIR.

Quando não temos paciência de ouvir o outro, não conseguimos manter uma boa comunicação, pois perdemos uma parte da ideia que nos está sendo transmitida, ou ainda, julgamos o outro ao invés de ouvir o que realmente ele quer externar. Quando ouvimos, aprendemos.

Quando ouvimos, criamos LAÇOS: de amizade, de amor, de negócios. Se você ainda não tem essa habilidade, e quer se comunicar melhor, é hora de começar a exercitar isso.

A maioria das pessoas, pensa que se comunicar, é falar, falar, falar e falar.

Falar é o mínimo na comunicação! Sim, a fala é a que menos transmite o que comunicamos.

No ambiente de trabalho, a boa comunicação pode motivar pessoas, gerar integração das equipes, alinhar expectativas, comunicar resultados, comunicar direcionamento e decisões, engajar, influenciar pessoas, dar feedback de desempenho e muito mais.

Pessoas que não conseguem se comunicar bem no ambiente de trabalho, ou na vida pessoal, têm problemas.

A comunicação é transmitida assim: - > Apenas 7% é a comunicação FALADA (PALAVRAS); - > 38% é o TOM DE VOZ - > 55% é transmitido pelos sinais NÃO VERBAIS (gestos, expressão facial, olhar) Na expressão facial, o OLHAR transmite 90% da mensagem!!!

Quando se comunicar, fique atento (a) a sua expressão e aos seu gestual.

A comunicação assertiva, é aquela que transmite a mensagem da melhor forma, com objetividade, se fazendo entender, com clareza, e até com o poder de influenciar o receptor da mensagem sobre sua ideia. Quanto mais assertivo você for, maior será a seu poder de influência pela comunicação.

Aqui vão 6 dicas COACH para ter uma comunicação ASSERTIVA: 1) SEJA OBJETIVO (A) na sua mensagem. Não faça muitos rodeios, mas explique os detalhes necessários ao entendimento da mensagem pelo outro.

2) TENHA EMPATIA: Ter empatia é fundamental para se colocar no lugar do outro ao transmitir a mensagem, principalmente se for uma mensagem RUIM ou difícil de ser transmitida (como uma demissão ou um feedback corretivo de desempenho).

3) SEJA ESPECÍFICO (A): Evite usar termos genéricos que só você entende, como aquele “bagulho que te falei” – gíria carioca, “isso aqui”, “aquilo lá”, “aquele treco”, “aquela joça”, “vi aquele maluco outro dia” – gíria carioca. O receptor da mensagem pode não entender o que você quer dizer e não é a linguagem adequada no ambiente profissional.

4) CONTROLE O TOM: O tom da sua voz diz se você está com raiva, calmo, agressivo, indiferente, sarcástico, etc.. Procure se auto-observar e mantenha seu tom de voz suave, controlado e normal.

5) CONTROLE O GESTUAL: Evite julgamentos prematuros da conversa, pois isso é transmitido diretamente na sua EXPRESSÃO FACIAL, e fica na sua cara o que você está pensando a respeito (sem ter dito 1 palavra)! Então ouça mais e julgue menos. Ao ouvir, você se desprende de julgamentos e se interessa pelo conteúdo da conversa, ao invés de só ouvir “seus próprios pensamentos sobre o outro”.

6) APRENDA A DIZER “NÃO”: Quando não quiser fazer algo, não faça. Você pode dar uma ‘desculpa verdadeira” para não fazer, mas não faça nada obrigado(a). Isso vai te deixar de mal humor ou vai acabar com seu dia! Respeite-se e respeite o outro. Diga não, sem culpa, mas com empatia, carinho e principalmente, com respeito ao outro.

ATENÇÃO:NÃO EXISTE COMUNICAÇÃO ASSERTIVA SEM DIZER "NÃO: Quando você diz que tem uma ótima comunicação, é excelente em transmitir suas ideias, mas não diz "não"...opa! Temos um problema! Viu como você pode transmitir uma mensagem clara, objetiva, dizendo não ou dando uma notícia ruim, sem precisar ser AGRESSIVO (a). Você pode até discordar! Mas você não deve: 1) Gritar 2) Fazer expressões faciais de raiva 3) Usar tom de voz arrogante 4) Ser desrespeitoso com o outro 5) Xingar, usar gírias ou ainda usar linguagem sarcástica.

ATENÇÃO:SARCASMO é uma forma de agressividade quando é um estilo de comunicação pessoal contínuo do indivíduo (Aquele que só fala o que quer, mandando mensagens debochadas ou que podem ser mal-interpretadas) Boas reflexões!! Gostou? Deixe seu comentário! Boas reflexões! Vamos pra cima!! Claudia Sanches Coach Inteligência Emocional & Carreira/Mentora de Líderes Especialista em PNL (em reprogramar mentes) - TerapeutaQuântica Thetahealing INSTAGRAM @claudia_sanches_coach Facebook: @claudiasanchescoach 21 97520-6104

© 2019 Claudia Sanches. Orgulhosamente Criado por Meu Marketing Online.