Empreendedorismo: Descubra quais são as principais competências do empreendedor

Atualizado: 24 de Fev de 2020


O empreendedor é aquela pessoa que reúne uma série de competências e habilidades, que fazem parte do seu perfil, mas são pessoas que estão em constante busca pelo desenvolvimento pessoal.

O empreendedor tem uma vontade nata de gerir seu próprio negócio ou atividade profissional, sem depender de outras pessoas ou empresas. Traz em seu perfil características como criatividade, iniciativa, auto-motivação, mas acredita em seu sonho, acima de tudo.

Há mais de uma dezena de competências-chave para ser um empreendedor, mas aqui vou citar aquelas que eu considero as mais importantes e impactantes, com base na minha vivência pessoal e conhecimento profissional.

Se você quer empreender um dia, sonha com isso ou tem buscado esse caminho com leituras, estudos e cursos, você precisa fazer uma auto-avaliação para identificar se você já possui essas habilidades ou competências comportamentais (naturais ou aprendidas) ou se você precisa desenvolvê-las.

Um grande erro de quem sonha em ter um negócio, talvez seja, pensar no negócio, idealizar, sonhar, pensar em cada detalhe e criar expectativas nele, mas esquecer de olhar para si e avaliar o que precisa melhorar ou desenvolver em si mesmo. Por isso, talvez consiga idealizar o projeto, colocá-lo em prática, mas poderá perder-se no caminho por negligenciar o autoconhecimento e o autodesenvolvimento.

Para isso, um Coach é, sem dúvida alguma, um apoio muito importante nesse processo.

No mundo atual (com conceito VUCA – Volátil, Inconstante, Complexo e Ambíguo), com constantes mudanças simultâneas ocorrendo, na velocidade que acontecem, tantas tecnologias mudando as relações das pessoas, das empresas com as pessoas e com outros negócios, na minha visão, todos precisam desenvolver competências de empreendedorismo.