Liderança Coach


O Líder Coach é aquele líder que usa alguns conceitos do Coaching para liderar e influenciar pessoas!

O processo de transformação proposto pelo Coaching tem como base principal, o autoconhecimento. A partir do momento que o indivíduo passa a conhecer, verdadeiramente, seus recursos internos, seus sentimentos, pensamentos, por que ele age de um jeito ao invés de outro, ele passa a realizar mudanças necessárias para a auto-realização.

Mas não é aconselhando ou indicando o melhor caminho, que o líder Coach estará apoiando seu liderado/coachee. Quem decide mudar é sempre o coachee (indivíduo, nesse caso, o liderado). O papel do Líder Coach é ajudar sua equipe nesse aprendizado para conseguir estruturar pensamentos e buscar respostas por si mesmos, e não esperar que tudo parta do Líder.

Como estamos falando em desenvolver pessoas e em aprendizado, o Líder Coach também se preocupa bastante com o desenvolvimento de sua equipe. Ele estimula a mudança de comportamentos, mostrando benefícios e outras formas mais produtivas e benéficas de se comportar, tanto para o liderado, quanto para a equipe e empresa.

Ele estimula o ‘aprendizado’ da equipe através das experiências que não deram certo, estimulando reflexões através de perguntas, que apontarão novas opções e alternativas para solucionar o problema, fazendo disso uma prática de gestão, que acaba se tornando um “modo-operandi” da equipe.

O Líder Coach oferece feedback objetivo, com foco na solução de problemas, melhora de performance e em desenvolvimento, buscando comprometimento do liderado no sentido de se engajar com o seu próprio desenvolvimento.

Entre as várias habilidades que o Coaching oferece ao Líder e ao liderado, estão o desenvolvimento de competências. O líder apoia o liderado no aperfeiçoamento de novas habilidades, fazendo com que ele se prepare melhor para progredir na carreira ou estar apto à promoções quando elas aparecerem!