O que é Liderança Tóxica e como se defender desse tipo de lider?

Atualizado: 26 de Fev de 2020


O que é uma Liderança Tóxica?

Sabemos que um líder deve orientar sua equipe, dar direcionamento, passando para a equipe a visão de metas e objetivos a serem alcançados, deve manter o clima da equipe positivo, deve avaliar o desempenho e engajar profissionais para o alcance de objetivos,deve se preocupar em desenvolver a equipe, para que esta se mantenha motivada e engajada com a empresa, e com seu auto-desenvolvimento.


Além das responsabilidades citadas na gestão de pessoas, há inúmeras responsabilidades inerentes à gestão estratégica do negócio em si. O líder deve se preocupar com os resultados a serem alcançados pelo seu departamento e equipe.

Quando esses resultados não estão a contento, é ele quem deve planejar e buscar soluções, direcionar a equipe, e resolver problemas. O líder é um “resolvedor de problemas” : ele deve pensar na estratégia, nas pessoas, nos processos, nas metas e nos resultados.

Entretanto, um líder tóxico, por estilo pessoal ou por não saber lidar direito com a pressão, acaba repassando a pressão para seus funcionários, da pior forma, gerando desmotivação e “medo” na equipe, ao invés de gerar comprometimento.

Estudo da consultoria BambooHR constata que 44% dos pesquisados alegam ter pedido demissão por causa do “chefe tóxico”, que lhes tirou a motivação de trabalho por uma série de razões. A maior causa (mencionada por 20% dos entrevistados) é o chefe roubar o crédito pelo trabalho feito pelo subordinado, sem reconhecer seu valor (e 63% condenam esse tipo de “estelionato profissional”).

A empresa “The Great Place to Work” ou “Melhor lugar para trabalhar” é uma empresa Global de pesquisa. Segundo pesquisa recente, 50% dos funcionários disseram ter pedido DEMISSÃO por causa do gestor imediato.